Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

OAB NA DEFESA DO VELHO CHICO

A pauta da III Conferência Internacional de Direito Ambiental, que será realizada em Mato Grosso do Sul, nos dias 4 e 5 de setembro, incluirá um painel sobre o rio São Francisco, por iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil/Bahia. As seccionais de Paulo Afonso, Juazeiro e Bom Jesus da Lapa pediram ao presidente Luiz Viana Queiroz para ajudar a salvar o Velho Chico. 

O Conselho Federal da Ordem – CFOAB – e as seccionais dos Estados banhados pelo rio da unidade nacional criaram um fórum de debate para tratar das complicações criadas com a transposição e posteriormente, poderão entrar com uma ação civil pública para obrigar as autoridades a solucionarem a agonia pela qual passa o rio da unidade nacional. 

O presidente da entidade nacional, Marcos Vinícius disse que “A OAB não assistirá impassível à morte do Velho Chico”.

O rio São Francisco banha sete Estados e quinhentos e três municípios, drenando área aproximada de 640 mil quilômetros; em torno de 300 afluentes do rio já foram extintos e o rebaixamento das águas é uma constante. A falta de consciência ecológica das autoridades públicas explica toda a fragmentação do “rio da unidade nacional” com a exploração de grandes projetos hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário