Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de maio de 2017

DEMOCRACIA AMERICANA É GOLPEADA

O diretor do FBI, James Comey, nomeado pelo ex-presidente Obama, para o periodo de 10 anos, que se encerraria em 2024, foi demitido por Donald Trump. Só teve um caso de afastamento de um diretor do FBI, antes do tempo, ocorrido em 1993, com o presidente Bill Clinton, que demitiu William S. Sessions, porque acusado de uso impróprio de dinheiro publico. O diretor do FBI tem mandato de 10 anos, exatamente para evitar interferências políticas no órgão. 

Comey investigava eventuais contatos da campanha republicana com o governo russo. A CIA já teria informado que a Rússia interferiu a favor de Trump nas últimas eleições. Agora o FBI terá um coordenador interino até que seja indicado outro nome, que deverá ser confirmado pelo Senado. Os senadores republicanos John McCain e Ricard Burrdisse disseram que “o timing da demissão é profundamente preocupante”. 

O Times de hoje, em editorial, demonstra preocupação com o futuro das investigações imparciais e com “a credibilidade da democracia mais antiga do mundo”. Assegura o jornal que o presidente Trump colocou em dúvida a apuração de um dos “maiores escândalos politicos do país”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário