Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de junho de 2026

BRASIL INSISTE NA EXTRADIÇÃO DE ZAMBELLI


O governo brasileiro protocolou ontem, 25, uma nova manifestação à Corte Suprema de Cassação da Itália, instância máxima da Justiça italiana, no processo de extradição da ex-deputada Carla Zambelli. Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), o documento integra o segundo procedimento de extradição e reúne informações enviadas pelo STF para atender às exigências da Justiça italiana, incluindo garantias legais e a validade das condenações da ex-parlamentar. A manifestação foi elaborada pela AGU em conjunto com os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores e o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI). O conteúdo permanece sob sigilo.

A AGU afirma que a atuação brasileira segue o tratado de extradição entre Brasil e Itália e as normas internacionais de cooperação penal. Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do CNJ com o hacker Walter Delgatti Neto, além de ter sido condenada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal após perseguir um homem armada em São Paulo, em 2022. Após deixar o Brasil, a ex-deputada passou a viver na Itália, onde foi presa e posteriormente colocada em liberdade. Em 12 de junho, a Justiça italiana rejeitou o pedido de extradição ao apontar dúvidas sobre a imparcialidade do julgamento realizado pelo STF. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário