MORAES DECRETA PERDA DE MANDATO DE ZAMBELLI
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou a perda de mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália. A decisão, foi publicada ontem, 11/, e proferida após a Câmara votar, na madrugada, pela manutenção do mandato da parlamentar. Além da perda do mandato, Moraes estabeleceu que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), efetive a posse do suplente da deputada agora cassada em até 48 horas. Os advogados da parlamentar ainda não se posicionaram sobre a decisão. Carla Zambelli está presa na Itália, na prisão de Rebibbia, nas cercanias de Roma, depois de fugir do Brasil por ter sido condenada pelo STF a 10 anos de reclusão por participar de invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
FEDERAL RESERVE DIMINUI TAXA DE JUROS
O Federal Reserve cortou novamente a taxa básica dos EUA em 0,25 ponto percentual, levando o intervalo para 3,50% a 3,75% ao ano, no terceiro corte consecutivo. A decisão não foi unânime: Stephen Miran votou por um corte maior e Austan Goolsbee e Jeffrey Schmid defenderam manter os juros. O Fed afirmou que a economia cresce moderadamente, com desaceleração no mercado de trabalho e inflação ainda elevada. Reforçou o compromisso com pleno emprego e inflação de 2%, destacando alta incerteza e disposição para ajustar a política conforme necessário. Para analistas, o cenário exige cautela. Rodolfo Margato (XP) aponta resiliência da economia, mas inflação persistente, prevendo mais dois cortes em 2026, favoráveis a emergentes. Gustavo Cruz (RB) destaca maior divergência no colegiado e influência política futura, já que Trump poderá indicar novo presidente do Fed em 2026. Mesmo assim, ele avalia que juros perto de 2% são improváveis devido às projeções de inflação ainda acima de 3%.
TRIBUNAL INSTITUI POLÍTICA ANTIMANICOMIAL
O Tribunal de Justiça da Bahia instituiu, por meio do Decreto Judiciário nº 1062, o Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento da Política Antimanicomial (CEIMPA-BA). O objetivo é garantir direitos e tratamento humanizado a pessoas com transtorno mental em conflito com a lei. A medida busca substituir a lógica da custódia e da internação compulsória por um modelo de atenção integral comunitária. O decreto proíbe o uso de medidas cautelares para forçar internação ou tratamento de pessoas presas em flagrante com transtorno mental. O comitê articulará ações do Judiciário com o sistema penitenciário e políticas de saúde, assistência social e direitos humanos. Entre suas funções estão propor ações de desinstitucionalização e mapear serviços do SUS e do SUAS. Também deverá fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial e apoiar a criação das equipes EAP-Desinst. O grupo monitorará a implementação da política e produzirá diagnósticos sobre essa população. Caberá ainda elaborar normas para orientar procedimentos de execução e acompanhamento de medidas terapêuticas. O CEIMPA-BA será composto por representantes de 14 órgãos e entidades estaduais e municipais. Inclui Judiciário, Defensoria, Ministério Público, OAB, secretarias de governo e o Conselho Penitenciário.A composição pode ser ampliada para incluir sociedade civil e especialistas, com titulares, suplentes e técnicos em saúde mental.
JUSTIÇA DE SÃO PAULO CONDENA CLARO
A Justiça de SP condenou a Claro a pagar R$ 8 mil a um estudante que recebeu mais de 20 ligações diárias procurando por “Demerson”. Mesmo avisando que não conhecia a pessoa, as ligações continuaram, e ele passou a gravá-las como prova. A advogada afirma que o assédio prejudicou sua rotina enquanto buscava emprego. A Claro alegou que ele poderia ter pedido o bloqueio via SAC ou plataformas “Não Perturbe” e “Não me Ligue”, acusando-o de criar um “cenário fantasioso”. A juíza, porém, reconheceu o assédio, destacando que o estudante havia feito cadastro para bloquear ligações e que as gravações comprovam o abuso. Segundo a sentença, a insistência da operadora afetou sua qualidade de vida e violou seu direito ao sossego.
PT QUER EXPLICAÇÕES SOBRE PERFIS DE AUTORIDADES
Integrantes do PT avaliam acionar a Justiça para cobrar explicações da Meta sobre o sumiço de perfis de autoridades no sistema de buscas do Instagram. Uma reunião das bancadas na Câmara e no Senado ocorrerá na segunda (11) para decidir sobre uma representação ao TSE e ao STF. Usuários relataram dificuldade para encontrar perfis na última quarta (10). A Meta reconheceu um problema técnico e pediu desculpas. Petistas afirmam que a falha afetou principalmente políticos de esquerda e destacam a coincidência com a aprovação do PL da Dosimetria e a retirada de Glauber Braga da presidência da Câmara. A empresa diz que a falha atingiu contas diversas, inclusive da direita, como Silas Malafaia. Perfis como os de Flávio e Jair Bolsonaro continuaram aparecendo. O PT teme repetição do problema nas eleições e avalia pedir monitoramento ao TSE. A Meta prometeu enviar um relatório técnico, ainda não entregue.
CNJ APOSENTA JUIZ DE ALAGOAS
O CNJ decidiu, na 17ª Sessão Ordinária de 2025, aplicar aposentadoria compulsória ao juiz Luciano Américo Galvão Filho, do TJAL, após apurar denúncias de ameaças, agressões e uso indevido de aparato policial em um conflito possessório. A decisão unânime seguiu o voto da relatora, conselheira Renata Gil, no PAD 0002599-96.2024.2.00.0000. O processo teve início após reclamação de um advogado que disse ter sido ameaçado pelo magistrado durante desentendimentos sobre a instalação de uma cerca. Também houve relatos de agressões a funcionários e intimidação de particulares com apoio policial. Luciano negou as acusações, alegando legítima defesa. Renata Gil afirmou que as provas confirmaram a gravidade da conduta e a violação dos deveres funcionais. O conselheiro Ulisses Rabaneda acompanhou integralmente o voto da relatora, apontando abuso de autoridade e comportamento incompatível com padrões éticos. O acórdão será enviado à AGU e ao Ministério Público para possível ação penal ou de improbidade, o que pode levar à perda do cargo e da aposentadoria.
CARLOS BOLSONARO ANUNCIA RENÚNCIA
O vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL) anunciou que deixará a Câmara do Rio para disputar, em 2026, uma vaga no Senado por Santa Catarina. Ele se mudará para Florianópolis para organizar a pré-campanha. Em discurso, afirmou que a decisão não é fuga, mas continuidade de sua luta, após 24 anos e sete mandatos na Câmara. Apesar de ter sido o mais votado na última eleição municipal, não conseguiu formar base para concorrer ao Senado pelo Rio. Carlos diz deixar a cidade com saudade, mas seguindo uma “missão maior”. A candidatura busca se apoiar na popularidade do pai, Jair Bolsonaro, que venceu com quase 70% dos votos no estado em 2022. Ele conta também com o apoio do governador Jorginho Melo (PL). Porém, a entrada de Carlos pode dividir a direita catarinense, já que Michelle Bolsonaro apoia Caroline de Toni (PL). Além disso, partidos de centro-direita articulam lançar Esperidião Amin (PP), atraindo PP e União Brasil para a coligação de Melo.
Salvador, 12 de dezembro de 2025.

Quando Stein-Erik Soelberg, 56, ex-executivo com histórico de problemas de saúde mental, disse ao ChatGPT que a impressora da mãe podia ser um aparelho de espionagem, o chatbot concordou, segundo vídeo publicado por ele no YouTube. O sistema validou a suspeita de que sua mãe, Suzanne Adams, 83, fazia parte de uma conspiração. Em agosto, mãe e filho foram encontrados mortos na casa onde viviam em Greenwich, Connecticut. Adams foi assassinada; Soelberg cometeu suicídio. Um processo apresentado pelo espólio de Adams afirma que ele a matou após ter seus delírios intensificados pelo ChatGPT. A ação acusa a OpenAI de lançar apressadamente “um produto defeituoso” que reforçou as crenças paranoicas de Soelberg, levando-o a ver a mãe como inimiga e a imaginar batalhas espirituais com a IA. O neto, Erik Soelberg, 20, diz que o chatbot “colocou um alvo” na avó ao alimentar a fantasia delirante do pai. A OpenAI declarou estar analisando o caso e afirmou trabalhar para melhorar a detecção de sofrimento psicológico, orientando usuários para apoio profissional. O processo busca indenização, danos punitivos e medidas que impeçam o ChatGPT de validar delírios sobre terceiros. A ação afirma que o chatbot também direcionou a paranoia de Soelberg a desconhecidos, como um motorista do Uber Eats. O Wall Street Journal já havia relatado suas conversas cada vez mais perturbadoras com a IA.
Um dia após a passagem do ciclone extratropical que atingiu São Paulo, a região metropolitana ainda enfrenta nesta quinta-feira (11) os estragos causados pelos ventos de quase 100 km/h. Centenas de milhares de pessoas seguem sem luz e há falta de água em diversos bairros. Os aeroportos de Congonhas e Guarulhos registram atrasos e cancelamentos.
A previsão para o PIB brasileiro atingiu o maior patamar do ano, enquanto a inflação chegou ao menor nível, segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (8). Os economistas projetam crescimento de 2,25% para 2024, acima dos 2,16% estimados na semana anterior, valor que se mantinha havia seis semanas. A previsão anterior mais alta havia sido de 2,23%, registrada entre julho e agosto. 

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/l/2/BimcehQZuSN3XUy7sgtA/54616300465-628df7dc70-c.jpg)
VENEZUELA PRODUZ APENAS 1% DO CONSUMO DE PETRÓLEO
O padre Vidal Rivas, da Igreja Episcopal de São Mateus, em Maryland, pode assumir temporariamente a tutela de menores, caso seus pais sejam deportados, cuidando deles até concluírem os estudos. Ele já se comprometeu a ser tutor de 26 crianças e adolescentes nessa situação. Muitos imigrantes sem documentos têm buscado preparar “planos familiares” diante das deportações. Isso inclui escolher alguém de confiança para cuidar dos filhos em emergências migratórias. Nos EUA há mais de seis milhões de famílias com situação migratória mista. Milhões de crianças têm ao menos um dos pais sem documentos ou com proteção ameaçada. O número de detenções e deportações cresceu, aumentando o medo nas comunidades. Em Hyattsville, onde a igreja está situada, grande parte da população é latina. Os fiéis relatam terror de sair de casa ou até ir ao templo. Para ajudar, a paróquia adotou cultos a portas fechadas e vigilância voluntária. Também orienta famílias a buscar tutores temporários conforme a lei estadual. Muitas não têm parentes com status legal, ampliando o desespero. Mimi, imigrante sem documentos e mãe solo, escolheu Rivas como tutor de sua filha. Ela teme que a menor fique “no limbo” caso seja separada dela. Em Maryland, pais podem designar um tutor reserva por até seis meses. A emergência ativa automaticamente a tutela, que pode ser revogada a qualquer momento. O tutor pode tomar decisões escolares, médicas e logísticas pelos menores. Outros estados têm regras diferentes; alguns não possuem tutela temporária.