POVO DE SANTA CATARINA "NÃO É GADO", DIZ PREFEITOO prefeito de Pouso Redondo (SC), Rafael Tambozi (PL), manifestou sobre a indefinição na chapa bolsonarista ao Senado em Santa Catarina e criticou os irmãos Eduardo e Carlos Bolsonaro (PL). Jair Bolsonaro (PL) quer lançar seu filho Carlos, vereador no Rio desde 2001, como candidato ao Senado por Santa Catarina em 2026. A ideia, porém, enfrenta resistência de lideranças locais, que defendem uma chapa com a deputada federal Carol de Toni (PL-SC) e o senador Esperidião Amin (PP-SC). Após a deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC) se opor à candidatura de Carlos, Tambozi também se manifestou. Em vídeo gravado em um curral, afirmou que o povo catarinense “não é gado”. Segundo o prefeito, “Carol de Toni conhece Santa Catarina, conhece Pouso Redondo. Essa imposição não combina com o Estado”. Ele ainda ironizou: “Se Carlos Bolsonaro quer ser senador por Santa Catarina, primeiro precisa defender os interesses do Estado, não os dele”. Tambozi também criticou Eduardo Bolsonaro, que tem apoiado a candidatura do irmão. “Eduardo está nos Estados Unidos fazendo vídeo, dando pitaco. Devia estar ajudando empresários catarinenses que enfrentam dificuldades para exportar por causa da taxa.” Por fim, o prefeito lançou um desafio: “Se Carlos quer ser candidato, tudo bem. Mas meu apoio é pra Carol e pro Amin. E se acham que a gente é gado, na urna a gente resolve pra ver quem leva o coice.”

TAXISTA ENFRENTE ENEMO taxista Elifas Levi Rodrigues, 77, voltou a estudar para concluir o ensino médio com o sonho de cursar psicologia e cuidar melhor da esposa, que enfrenta depressão há mais de 20 anos. Neste domingo (9), ele fará o Enem, ao lado da neta Laura, 17, que o ajudou na preparação. Rodrigues terminou o ginásio, fez curso técnico e trabalhou por décadas na Petrobras, aposentando-se aos 46. Desde então, atua como taxista em Curitiba. Voltou aos estudos pelo EJA e concluiu o ensino médio em um ano e meio, sendo homenageado como aluno destaque. Ele estuda à noite e mantém a rotina de trabalho diurna. Gosta de matemática e história, mas tem dificuldades em inglês. Seu objetivo é ingressar em psicologia no período noturno. “Quero entender a doença da minha esposa para ajudá-la”, diz. Entre os 4,8 milhões de inscritos no Enem, apenas 17 mil têm mais de 60 anos. “Nunca é tarde para aprender”, afirma Rodrigues.
ATRIZ QUE VIVE ADVOGADA É REPROVADA
Kim Kardashian, 45, foi reprovada no exame que concede licença para advogar na Califórnia, equivalente à prova da OAB no Brasil. Na série “Tudo É Justo”, da Hulu (Disney+ no Brasil), ela vive uma advogada, mas na vida real ainda busca o sonho de exercer a profissão. “Não sou advogada, apenas interpreto uma na TV. Já são seis anos nessa jornada e continuarei até passar no exame. Sem atalhos, só estudo e determinação”, escreveu nas redes. Agradeceu aos fãs e disse que reprovar “não é falha, é combustível”, prometendo seguir firme. Em entrevista ao F5, afirmou que experiências pessoais inspiraram sua personagem, uma advogada de família que defende mulheres em divórcios. “Venho de uma família em que meus pais se divorciaram quando eu tinha 10 anos”, disse, lembrando o pai, Robert Kardashian. Ela contou que o divórcio é diferente quando há filhos e que “todos são afetados por isso”. Kim se divorciou de Kanye West em 2022, com quem tem quatro filhos. Antes, foi casada com Damon Thomas (2000–2004) e Kris Humphries (72 dias em 2011).
PROVA EMPRESTADA SEM INTIMAÇÃO
A utilização de prova emprestada sem a intimação da defesa viola os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa é nula. Esse foi o entendimento do juízo da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná para reconhecer a nulidade de uma prova inserida nos autos sem prévia intimação da defesa e concedeu liberdade provisória a um réu acusado de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e corrupção de menores. Prevaleceu o entendimento do relator, desembargador Fernando Prazeres, que afirmou em seu voto que “a validade da prova emprestada depende do exercício do contraditório e da ampla defesa, ainda que a parte não tenha participado de sua produção”. Na mesma sessão, o colegiado também acolheu Habeas Corpus impetrado pela defesa, representada pela advogada Aline Capocci, e revogou a prisão preventiva do acusado, substituindo-a por medidas cautelares diversas. Segundo o acórdão, a prisão preventiva é medida excepcional e deve ser mantida apenas quando demonstrado que a liberdade do réu coloca em risco à ordem pública, à instrução criminal ou à aplicação da lei penal.
BOLSONARO ABANDONADO!
A aproximação da prisão de Bolsonaro em regime fechado, com o fim dos recursos, pela prática do crime de tentativa de golpe de Estado, deixa o ex-presidente praticamente abandonado. Levantamento da Coluna do Estadão aponta redução de 74%, de agosto para cá, no número de pedidos para visitá-lo na prisão domiciliar. Nas primeiras quatro semanas da prisão domiciliar de Bolsonaro, foram 123 pedidos de visitas. Nos últimos 30 dias, por outro lado, esse total caiu para 32. Em novembro até o dia sete, foram apenas 10 solicitações. Algumas são de familiares do ex-presidente, como o irmão Renato, e também de um grupo de oração da ex-primeira-dama Michelle. Um dos políticos que mais pediram para visitar Bolsonaro foi o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, com 9 solicitações. Pessoas próximas ao ex-presidente dizem que tem reclamado do abandono. Ele tem crises frequentes de soluço, por conta de seu estado de saúde, e tem demonstrado também desânimo com a iminência de ser preso.
Salvador, 9 de novembro de 2025.
Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário