terça-feira, 4 de novembro de 2025

TRUMP, EM DESESPERO, PROMETE PERSEGUIR O DEMOCRATA MAMDANI

Às vésperas da eleição para prefeito de Nova York, o presidente dos EUA, Donald Trump, mostra-se desesperado e voltou a atacar o democrata Zohran Mamdani, favorito nas pesquisas, chamando-o de “comunista” e ameaçando cortar verbas federais para a cidade se ele for eleito.
Trump já havia se referido ao candidato de 34 anos como “lunático comunista”, mas agora afirmou que ele “é bem pior que um socialista”. Na entrevista à CBS, o presidente disse: “Se ele vencer, vai ser difícil enviar dinheiro a Nova York, porque não faz sentido enviar dinheiro a comunistas”. Trump afirmou ainda preferir uma vitória do ex-governador Andrew Cuomo, que concorre como independente após perder para Mamdani nas primárias democratas. A eleição ocorre no dia de hoje, 4, e o republicano Curtis Sliwa também está na disputa. Trump ironizou as comparações entre ele e Mamdani, dizendo ser “mais bonito” que o adversário. O democrata reagiu com humor, sem responder.

A corrida à prefeitura ganhou atenção internacional após Mamdani, deputado estadual e socialista, anunciar sua candidatura em junho pelo TikTok, durante uma maratona. Com estilo carismático e direto, derrotou Cuomo nas primárias com 56% dos votos e se tornou símbolo de renovação do Partido Democrata. Segundo o escritor Chris Hayes, Mamdani e Trump usam estratégias semelhantes: discursos provocativos e domínio das redes sociais. No TikTok, Mamdani soma 1,6 milhão de seguidores e mais de 23 milhões de curtidas. De origem muçulmana e socialista declarado, ele defende transporte e creches gratuitos, congelamento de aluguéis e supermercados subsidiados. Nascido em Kampala, Uganda, é filho da cineasta indiana Mira Nair e de pai ugandês. Criado em Nova York, fala seis idiomas — inglês, hindi, bengali, urdu, árabe e espanhol — e se comunica com o público urbano e multicultural. Sua popularidade cresce entre trabalhadores de classe média que sofrem com o alto custo de vida na cidade. Pesquisas indicam Mamdani como o favorito incontestável para comandar a prefeitura de Nova York. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário