segunda-feira, 10 de novembro de 2025

GOVERNADOR DA CALIFÓRNIA DIZ QUE TRUMP ENGANOU O BRASIL

Para Gavin Newsom, governador da Califórnia, o anúncio de sobretaxas de 50% a produtos brasileiros foi um ato de desrespeito do governo dos EUA. “Nenhuma pessoa da administração deveria mostrar desrespeito por vocês. O Brasil é um dos nossos grandes parceiros comerciais. No entanto, dedo do meio com 50% de tarifas. Isso é vergonhoso”, afirmou no Milken Institute, em São Paulo, nesta segunda (10). O democrata também criticou a ausência de representantes do governo Donald Trump na COP30. “A razão de eu estar aqui é a ausência de liderança dos EUA. É algo infantil. Não há nenhuma representação, nem mesmo um observador.” Cotado para a eleição presidencial, ele destacou que a Califórnia é mais sustentável que o restante do país, com dois terços de energia limpa. “Marchamos em outro compasso. Somos parceiros confiáveis para o longo prazo.” Newsom ironizou: “Há uma razão pela qual a Tesla foi criada na Califórnia. Não haveria Elon Musk como o conhecemos hoje — e perdoem-nos por isso.”

Ele também criticou o lobby petroleiro e o investimento em veículos tradicionais. “Fabricantes como a GM estão presos no passado. A China domina o software e as baterias. Tornamo-nos um petroestado. Estamos dobrando a aposta na estupidez nos EUA — mas não na Califórnia.”

O governador criticou colegas democratas em Washington. “Achei que nosso sistema imunológico tivesse despertado após as eleições, mas alguns parecem jogar pelas regras antigas.” Sobre o futuro, disse não saber o que fará após 2026. “Estou preocupado com meu país: acordos de armamento, militarização, comunidades em alerta.” Ele também falou sobre desigualdade. “O desequilíbrio entre ricos e pobres é o mais fatal dos males. Precisamos de uma mentalidade sustentável e de democratizar a economia para salvar a democracia.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário