quarta-feira, 24 de junho de 2026

BRASIL BUSCA EVITAR MAIS TARIFAS DOS EUA


O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, afirmou nesta quarta-feira (24) que o governo brasileiro mantém negociações com os Estados Unidos para evitar a ampliação das tarifas sobre produtos nacionais e criticou a politização de uma pauta comercial. Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, da EBC, Rosa condenou declarações que vinculam as tarifas ao cenário eleitoral brasileiro. Segundo ele, transformar uma questão comercial em disputa política é prejudicial ao país. O ministro informou que cerca de 21% das exportações brasileiras são afetadas pelas medidas tarifárias adotadas pelo governo de Donald Trump. Ele ressaltou que o tema deveria ser tratado exclusivamente no campo econômico. Rosa lembrou que, após o início da escalada tarifária dos EUA, o Brasil conseguiu reduzir a alíquota para 10% por meio de negociações bilaterais semanais, mas novas pressões voltaram a surgir. Para minimizar os impactos, o governo lançou um programa de apoio aos exportadores atingidos. Segundo ele, haverá recursos disponíveis para proteger empresas e empregos.

O ministro também criticou questionamentos dos EUA ao Pix, classificando o sistema de pagamentos como uma ferramenta brasileira e parte da soberania nacional. Rosa definiu as tarifas como injustas do ponto de vista comercial e afirmou que o Brasil seguirá participando de reuniões técnicas para tentar reverter a decisão. Entre os setores mais prejudicados estão rochas ornamentais, madeira, calçados e sal, que dependem fortemente do mercado norte-americano. O governo busca incluí-los em listas de exceção durante as negociações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário