sábado, 27 de dezembro de 2025

TALIBÃ: ABUSOS CONTRA MENINOS

Afeganistão: Exploração de meninos segue impune sob Talibã - 26/12/2025 -  Mundo - FolhaA volta do Talibã ao poder no Afeganistão criou condições para a expansão do “bacha bazi”, prática histórica associada a abusos contra meninos, agravada pelo desmonte de políticas de direitos humanos e pela expulsão de organizações internacionais do país. O termo abrange desde apresentações de dança para entretenimento de homens poderosos até exploração sexual sistemática, apesar de oficialmente proibido pelo regime, sem aplicação efetiva da norma. A prática antecede o Talibã e inclui o recrutamento de meninos como criados, guarda-costas ou
trabalhadores domésticos, em contextos de abuso. Segundo especialistas, o autoritarismo e a ausência de mecanismos de responsabilização favorecem a impunidade e dificultam qualquer controle.

A retirada das mulheres da vida pública aumentou a vulnerabilidade dos meninos, ao reduzir interações sociais normalizadas entre homens e mulheres. A exclusão feminina aprofunda desigualdades e expõe jovens a maiores riscos, afirmam analistas. A proibição de música e dança empurrou casos para a clandestinidade, afastando vítimas de proteção. O monitoramento foi interrompido após o retorno do Talibã, e dados deixaram de ser contabilizados. O fenômeno piorou com conflitos armados no país. Trata-se de abuso de poder de homens influentes. Mesmo proibido pelo Talibã, há relatos recorrentes. O “bacha bazi” segue ligado a poder e impunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário