sexta-feira, 21 de novembro de 2025

RETIRADAS TARIFAS DE 40%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ontem uma ordem executiva retirando tarifas adicionais de 40% sobre produtos brasileiros, incluindo carne bovina, café, açaí e cacau. Ao todo, mais de 200 itens foram incluídos na lista de exceções ao tarifaço aplicado ao Brasil. 
Trump justificou a decisão com base em uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 6 de outubro, e em recomendações de funcionários da Casa Branca, em meio à pressão para conter a inflação no varejo. Produtos como café e carne bovina acumularam altas de 20% e 18% no CPI em relação a 2024. Esses itens, além de cacau em pó, açaí, banana, limão, mamão, laranja, coco, mate, castanha-de-caju e especiarias diversas, ficaram livres da sobretaxa. A medida vale para mercadorias que entraram nos EUA desde 13 de novembro, data da reunião entre Mauro Vieira e o secretário de Estado Marco Rubio.

O tarifaço havia sido imposto por Trump em julho, sob alegação de perseguição do governo brasileiro a Jair Bolsonaro, condenado pelo STF por tentativa de golpe. Lula comemorou a decisão, afirmando que Trump “já começou a reduzir algumas taxações” e que a mudança reflete respeito mútuo nas negociações. O Itamaraty também celebrou a medida e destacou a disposição do Brasil em solucionar pendências bilaterais. A Abiec afirmou que a reversão reforça a estabilidade do comércio internacional. Já a Amcham classificou a eliminação das sobretaxas como “muito positiva”, por fortalecer a competitividade das empresas brasileiras e representar um avanço no diálogo entre os países. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário