sexta-feira, 15 de agosto de 2025

RADAR JUDICIAL

PAPA LEÃO 14

O papa Leão 14, ao completar 100 dias de pontificado, lidera pesquisa Gallup com 57% de aprovação e apenas 11% de rejeição, superando líderes como Zelenski, Bernie Sanders e Trump.
Papas costumam ter boa avaliação, mas o desempenho de Leão 14 é destaque, inclusive entre republicanos.
Ele representa um perfil conciliador, em contraste com figuras polarizadoras.
Primeiro papa nascido nos EUA, também possui cidadania peruana.
Sua imagem pública foi reforçada por ações em comunidades pobres do Peru.
Defende imigrantes contra políticas de Trump.
Há debate sobre o idioma que deve usar, mas prefere o italiano em vez do inglês ou espanhol.
Na Jornada Mundial da Juventude, reuniu um milhão de pessoas e foi tratado como popstar.
Expressou apoio à juventude de Gaza durante o evento.
Pode visitar os palestinos antes de uma possível ida aos EUA em 2026 para celebrar os 250 anos do país.

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE PRISÃO 

O Ministério Público do Rio de Janeiro ofereceu denúncia contra Armanda Couto Deloca, Mayara Ketelyn Américo da Silva e Raiane Campos de Oliveira, pela prática dos crimes de roubo com violência, furto qualificado por fraude eletrônica e associação criminosa. Foi pedida prisão preventiva das três que se encontram foragidas. Elas doparam dois turistas britânicos no bairro da Lapa, na madrugada do dia 8 de agosto, visando golpe denominado de "Boa noite, Cinderela". Com este objetivo, ofereceram aos turistas caipirinhas adulteradas a Mihailo Petrovic e Diego Bravo. O trio tentou movimentar 16 mil libras da conta de uma das vítimas, mas conseguiu apenas 2.100 libras, em várias operações. Um vídeo, uma testemunha e divulgação pela imprensa britânica apontam o cometimento do crime. As três embarcaram em um táxi e deixaram os turistas desorientados na orla de Ipanema. 

APREENDIDOS BENS DO PRESIDENTE DA VENEZUELA

Segundo a procuradora-geral Pam Bondi, os Estados Unidos apreenderam em torno de US$ 700 milhões em bens do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, incluindo mansões, casas na Flórida e na República Dominicana, além de dois aviões, nove veículos, joias e dinheiro vivo. No dia 7 de agosto, Washington dobrou o prêmio agora no valor de US$ 50 mil para quem oferecer informações que levem à prisão de Maduro. Ele é acusado de ligação com o Cartel de Sinaloa e de ser traficante de drogas no mundo.  

PESQUISA APONTA: 51% A FAVOR DA PRISÃO DE BOLSONARO

Pesquisa realizada por Datafolha, divulgada ontem, 14, aponta 51% dos brasileiros a favor da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro e 42% manifestaram contra; o percentual de 53% assegura que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, tem decidido de acordo com a lei. O levantamento aconteceu na segunda e na terça-feira, com entrevista de 2.002 pessoas em 113 municípios. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 60% aprovam a prisão de Bolsonaro. Em outra pesquisa da Atlasintel, divulgada ontem, 81% dos brasileiros não confiam no Congresso Nacional, 51,3%, não confinam no STF, 52% não confiam no governo federal e 58% não confiam nas Forças Armadas e militares. A consulta informa também que 62,3% dos entrevistados culpam apoiadores do ex-presidente pelas ações do 8 de janeiro e 2023 e 83% discordam das ações praticadas. A pesquisa foi feita ente os dias 3 e 6 de agosto, ouvindo 2.447 brasileiros.  

MORAES: 49%

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, tem a imagem mais positiva entre os 11 membros da Corte. A pesquisa divulgada ontem, 14, pelo Atlas Bloomberg mostra o percentual de 49%, como atuação positiva e 51%, como negativa. Se observada a imagem dos outros integrantes da Corte, todos têm imagem negativa. Entre os mais bem avaliados estão os ministros Carmen Lúcia e Flávio Dino. 

Salvador, 15 de agosto de 2025.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário