Pesquisar este blog

domingo, 1 de julho de 2018

PESQUISAS APONTAM ANDRÉS MANUEL PARA PRESIDÊNCIA

Hoje, 1º de julho, cerca de 82 milhões de eleitores do México, irão escolher o futuro presidente da República, 500 congressistas num total geral de 18 mil cargos na área federal, estadual e municipal. A violência está fora de controle; desde setembro, quando começou o processo eleitoral, foram assassinados 136 politicos, na eleição mais sangrenta do país. 

Entre os três candidatos mais fortes à presidência, Andrés Manuel López Obrador, desponta, nas pesquisas como o favorito para ser eleito; o centrista Ricardo Anaya, em segunda colocação, e José Antonio Meade, anunciam que acabarão com com o crime através de promessas de toda natureza. 

A eleição poderá eleger, pela primeira vez um candidato, originado da região mais pobre, do Sul do país. Andrés Manuel López Obrador é apontado pelas pesquisas como o favorito e pertence ao Movimento Regeneração Nacional, (MORENO), partido criado, em 2014. Andrés já governou a cidade do México, no período 2000 a 2005. 

Obrador insurge-se contr o governo do atual presidente Enrique Peña Nieto, porque muito frágil sua luta contra a pobreza e contra a corrupção no país, além da timidez em aceitar os insultos do presidente Donald Trump. Aliás, todos os candidatos protestam contra o menosprezo dispensado pelo ocupante da Casa Brança aos mexicanos, que não se manifestou sobre as eleições de hoje. O México buscará ampliar suas relações com países de outras regiões, como China, Índia, a União Europeia e a própria América do Sul, para evitar a dependência com os Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário