Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2018

ELEIÇÕES NA COLÔMBIA

Iván Duque, candidato direitista da Colômbia
No próximo domingo, 27/05, acontece o primeiro turno das eleições para Presidente, na Colômbia, primeira desde que foi celebrado o acordo que pôs fim à guerra, comandada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. O candidato Iván Duque, direitista, crítico do acordo celebrado pelo governo, é líder nas pesquisas eleitorias. Ele promete extraditar o ex-líder das FARC, Jesús Santrich, condenado nos Estados Unidos por tentar entrar com cocaína no país. O governo Trump pediu extradição de Jesús, eleito entre os dez parlamentares das FARC e, portanto, com foro privilegiado.

Nas primárias, realizadas em março, a direita de Iván Duque mais dois candidatos, receberam 6 milhões de votos, contra 2.8 milhões obtidos pelo único candidato esquerdista, Gustavo Petro. O perigo que corre com o resultado das eleições é que, se eleito Duque, o acordo que obteve a paz para o país sofrerá algumas violações do que foi pactuado e esse cenário não é recomendável para a Colômbia na comunidade internacional. 

Depois da paz com as FARC, o número de homicídios caiu bastante; em 2017, registrou-se 24 homicídios por 100 mil habitantes, menor que no Brasil, 27,8 por 100 mil habitantes. Na Colômbia, há outro grupo revolucionário, o Exércico de Libertação Nacional, ELN, que deu trégua durante o processo eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário