Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

RAUL CASTRO DEIXARÁ O GOVERNO

O irmão de Fidel Castro, Raul Castro assumiu o governo de Cuba, depois que Fidel, já sem condições físicas, deixou o comando da ditadura cubana. Em fevereiro/2008, Raul foi eleito pela Assembleia Nacional Popular para presidir o Conselho de Estado e a chefia das Forças Armadas do país. No discurso de posse, Raul assegurou que Fidel continuaria sendo “consultado sempre”. Raul deverá deixar o governo em abril próximo e será a primeira vez que um estranho à família de Castro assume o governo.

Fidel Castro governou Cuba durante 49 anos, desde quando derrubou Fulgêncio Batista, e entregou o comando ao irmão, quando contava 81 anos de idade, além da fragilidade em sua saúde. Desde 2006, ao se submeter a uma cirurgia, o líder cubano já não governava, apesar de ostentar o título. Depois da renúncia, Fidel viveu até completar 90 anos, quando morreu, em novembro/2016.

Cuba tem de positivo o baixo índice de mortalidade infantil e os altos índices de alfabetização, mas Fidel acabou com a liberdade do povo cubano com muita repressão, prisão e mortes. Calcula-se em 200 mil os presos políticos pelo governo ditatorial de Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário