Pesquisar este blog

sábado, 23 de setembro de 2017

DESEMBARGADOR AFASTADO VOLTA

O desembargador Washington Damasceno Freitas foi acusado de fazer parte de esquema fraudulento na distribuição de merenda e beneficiar sua família. Foram apreciados seis processos, sendo que em três destes foi decidida pela abertura de processo administrativo disciplinar, além de afastamento da presidência do Tribunal de Alagoas e da jurisdição. Isso deu-se em junho/2016. 

O presidente Damasceno atuou para proteger o prefeito do município de Joaquim Damasceno, Antonio de Araújo Barros, objetivando apoio politico para seu irmão, Inácio Loiola Damasceno Freitas, deputado estadual. Naquela oportunidade, a ministra Nancy Andrighi disse que Damasceno é “a autoridade mais demandada na Corregedoria e sobre ele pesam graves denúncias, usando abusivamente do poder para favorecer grupo politico. Damasceno está envolvido também em esquema de distribuição da merenda escolar no estado, além de favorecimento ao seu ex-genro, prefeito de Marechal Deodoro”. A ministra informou que o presidente afastado, antes de ingressar no Tribunal de Justiça foi deputado estadual em Alagoas. A filha do presidente, Melina Freitas, ex-prefeita do município de Piranhas, responde a 400 crimes contra a administração pública. 

Pois bem. Agora, passado mais de um ano, o Conselho Nacional de Justiça decidiu arquivar o processo, por inconsistência de provas. A relatora do caso, conselheira Daldice Santana, votou pela procedência parcial da sanção ao magistrado, mas foi voto vencido, com voto encabeçado pelo conselheiro Levenhagen e mais seis conselheiros.

Não se entende como os conselheiros de antanho entenderam tão grave o procedimento do desembargador e, passado um ano, tudo mudou e o desembargador, acusado de fazer parte de esquema fraudulento na distribuição de merenda e beneficiar sua família, tornou-se inocente por inconsistência de provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário