Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de junho de 2017

TRUMP CONTRARIA O MUNDO

O presidente dos Estados Unidos divulgou hoje o que já se esperava, na reunião da Itália, na semana passada, sobre o Acordo de Paris. Em coletiva, o republicano quer outro Acordo que favoreça as empresas americanas sem se preocupar com o clima e com o aquecimento global que ele considera uma farsa e não se importa com o aumento da temperatura do planeta de mais de 2 graus Celsius. Trump observa apenas os ganhos financeiros com a diminuição da produção de papel, de ferro, de aço e de carvão. Na fala do empresário e presidente não se ouviu uma palavra sobre ambiente, mas repetição sobre economia, que é o mundo limitado do governante americano. 

Estados Unidos, China e Rússia são os países que mais poluem o globo terrestre e a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, celebrado em 2015, por quase 200 países, pode incentivar os aderentes a também favorecer as empresas que queimam combustíveis fósseis sem demonstrar o mínimo de interesse pela proteção do ambiente no planeta. Apenas Estados Unidos, Síria e Nicarágua não referendaram o Acordo de Paris.

Alemanha, França e Itália, em comunicado conjunto, criticaram o posicionamento do governante americano e asseguraram que o acordo não pode ser renegociado. O ex-presidente Obama divulgou comunicado, censurando a posição de Trump.

Governantes de vários estados americanos, a exemplo da Califórnia, Nova York e Boston prometem rebeldia contra a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris e asseguram que vão reduzir a emissão de gases poluentes. O governador da Califórnia, mais populoso e mais rico do país, disse que “Trump está indo contra a ciência. Ele está indo contra a realidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário