Pesquisar este blog

domingo, 30 de abril de 2017

MAIS DA METADE DOS SENADORES SÃO INVESTIGADOS

O total de 44 senadores são investigados no Supremo Tribunal Federal pela Operação Lava Jato ou por inquéritos, relativos à prática de crimes comuns. O senador Ivo Cassol, PP/RO, foi condenado em 2013 a mais de quatro anos de prisão, mas continua dependente de análise de recurso. Oito senadores são réus no STF.

Após a sanção da lei que acaba com o foro privilegiado para crimes comuns, muitas investigações, em torno de 100, serão baixadas para a 1ª instância. 

A PEC admite o foro privilegiado somente para os presidentes da República, do Senado, da Câmara e do STF, quando o crime cometido acontecer no exercício do mandato. O Projeto saiu diretamente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, a pedido de Renan Calheiros, que responderá a dez inquéritos, e foi aprovada por todos os 75 senadores presentes. Os motivos dessa inusitada adesão foi que os senadores temiam que o STF apreciasse o questionamento do foro privilegiado e acabasse somente para senadores e deputados, mantendo-o para magistrados; a outra causa é que, nos Estados, terão condições de atrasar o julgamento com recursos e outras medidas burocráticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário