Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de março de 2017

OPERAÇÃO LAVA JATO: 3 ANOS

A Operação Lava Jato completa hoje, 17/03, três anos; nesse período, o Ministério Público Federal conseguiu recuperar R$ 10.1 bilhões, entre multas, indenizações e recursos mantidos no exterior; além disso, estão bloqueados R$ 3.2 bilhões. A recuperação desses valores só foi possível devido aos acordos de delação e acordos de leniência com as empresas. 

A Operação ultrapassou a 38 fases e agora entra, talvez, na mais importante etapa que é a abertura de mais de 80 inquéritos a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Para conduzir investigações, 18 países pediram ajuda ao Ministério Público Federal e o Brasil solicitou cooperação de 31 países. 

Registra-se 198 prisões, temporárias ou preventivas; atualmente, estão detidas 23 pessoas, entre as quais o deputado Eduardo Cunha, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral e o ex-ministro da Fazenda, Antônio Palocci. 

O juiz Sergio Moro condenou 89 pessoas, através de 123 sentenças; desse total apenas quatro conseguiram modificações nos recursos à 2ª instância. No Supremo a situação é diferente: de 111 inquéritos, foram abertos apenas 38. Há 11 denúncias para serem apreciadas pelo STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário