Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de outubro de 2016

LULA É DENUNCIADO PELA TERCEIRA VEZ

O Ministério Público Federal denunciou ontem, 10/10, Luiz Inácio Lula da Silva, Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho da primeira mulher de Lula, Marcelo Odebrecht e mais oito pessoas pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e organização criminosa. A denúncia refere-se ao desvio de dinheiro, envolvendo a Odebrecht e a liberação de verbas do BNDES para favorecer a empresa em obras em Angola. 

As investigações começaram em julho de 2015 com a denominação de Operação Janus. Segundo a denúncia, entre dez países favorecidos com empréstimos do BNDES, Angola foi o que celebrou maior número de contratos. Pela participação de Lula no processo de liberação de verbas, a empresa de Marcelo repassou-lhe R$ 30 milhões, valor atualizado, dissimulado em termos de palestras que ocultava “a real motivação da transferência de recursos da Odebrecht para o ex-presidente Lula”. 

Lula já é réu em dois processos: um que tramita na 10ª Vara Federal de Curitiba e refere-se ao triplex do Guarujá; outro na 10ª Vara Federal de Brasília que trata da obstrução da Justiça, comprando o silêncio do ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró. Esse terceiro processo tramita na Justiça Federal de Brasília e o juiz deverá despachar recebendo ou não acolhendo a denúncia oferecida pelo MPF. A defesa de Lula diz que policiais e os procuradores querem excluir o ex-presidente das eleições de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário