Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2016

ÚLTIMO DIA DO IMPEACHMENT

O terceiro dia do julgamento da presidente Dilma Rousseff foi tranquilo, porque sem as baixarias do início, mas bastante demorado; a sessão iniciou-se às 9.00 horas e só terminou por volta da meia noite. A presidente fez discurso de aproximadamente 40 minutos, defendendo seu governo, assegurando que não cometeu nenhum crime e culpa o deputado Eduardo Cunha pela abertura do processo de impeachment; insistiu na tese de golpe, apesar de toda a defesa que lhe foi concedida e de obediência a todas as fases do processo, segundo manifestação do Supremo Tribunal Federal. A presidente passou o dia respondendo às perguntas formuladas pelos senadores. 

A sessão prossegue hoje, 30/8, com discurso dos senadores inscritos; após essa fase, o presidente Ricardo Lewandowski fará um relatório; segue a manifestação de dois senadores favoráveis ao impeachment e dois contrários. Depois desse ritual, que deve tomar todo o dia, haverá a votação nominal pelo painel eletrônico. A tese do impeachment necessita de 54 votos para a condenação; se não atingir a esse número o processo será arquivado e Dilma volta à presidência. 

A previsão é que o resultado final ocorrerá na madrugada dessa quarta feira, 31/8. Antes mesmo da conclusão, os advogados da presidente Dilma propalam que vão recorrer ao STF contra a confirmação do impeachment, apesar de pronunciamento da Corte no sentido de que não entrará no mérito da causa, de competência dos senadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário