Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

EDGAR SILVA DEIXA A ADVOCACIA: MORREU!

Os advogados da Bahia estão de luto com o passamento do seu mais antigo advogado, em atividade, Edgar Silva; morreu ontem, 27/10, com 102 anos. Edgar dedicou-se intensamente à labuta diária da advocacia, peticionando, fazendo audiências, conversando com os julgadores. Frequentava as sessões das Câmaras no Tribunal e sempre era encontrado deslocando de uma para outra sala; movimentava-se e cumprimentava a todos com desenvoltura e alegria incomum em um homem de 100 anos. Edgar dirigia até os 99 anos, deslocando-se para a Igreja do Bonfim que frequentava com assiduidade. 

Edgar nasceu em Andaraí, em 17 de julho de 1913; era pai da desembargadora Aidil Conceição e sogro do desembargador Geminiano, aposentados há poucos anos. Tanto um, filha, quanto outro, genro, admiravam a viveza desse homem alegre e desprendido. Edgar deixa a viúva, cinco filhos, 11 netos e 10 bisnetos.

Edgar diplomou-se em 1939 pela antiga Faculdade de Direito da Bahia, atual Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Especializou-se em Direito Agrário, quando poucos dedicavam ao assunto, mas militava em vários segmentos do Direito, na área cível. Com seus 100 anos ainda buscava solução para demandas que patrocinava. A inscrição de Edgar na OAB tinha o número 642 e hoje a OAB confere aos novos advogados a inscrição de número superior a 45.000. 

Andaraí, Salvador, o Tribunal, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, perdem um de seus ilustres homem público, que dedicou sua vida à busca do direito.

Conheci Edgar ainda quando militava no Instituto Nacional de Colonização e a admiração foi incontida mais pela atenção e tratamento dispensado a quantos o procuravam, pela paciência nas informações que prestava e pelo conhecimento que tinha sobre o direito agrário. 

Edgar foi homenageado pela OAB/Ba, em julho/2013, quando completou 100 anos; Luiz Viana Queiroz, representando os advogados da Bahia, manifestou-se: “Dr. Edgar advogou até o último suspiro. Exemplo a ser seguido”; posteriormente, o Conselho Pleno da OAB nacional prestou nova homenagem ao centenário do mais antigo homem da advocacia baiana. Edgar foi aplaudido de pé, após pronunciar as simples e sábias palavras: 

“Não tenho do que me queixar: Deus permitiu que eu chegasse aos 100 anos, lúcido e com vontade de continuar trabalhando numa profissão que, desde jovem, me apaixonei”. 

Salvador, 28 de outubro de 2015.

Antonio Pessoa Cardoso.
Pessoa Cardoso Advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário