Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de maio de 2015

IMPROBIDADE, JULGAMENTO JÁ

Levantamento promovido pelo CNJ noticia que mais de 230 mil processos de crimes contra a administração pública aguardavam julgamento na justiça de 1º grau, em 2014. Esse número aumenta porque o quantitativo cresce se contados os feitos iniciados de janeiro de 2013 em diante. Os juízes decidiram 77.6 mil processos e faltavam definição de 156.5 mil. 

A Força Tarefa Popular, organização da sociedade civil de Piauí contra a corrupção, iniciou o movimento denominado ”Ações de Improbidade, julgamento já”, depois de constatar processos sem andamento algum depois de 15 anos de iniciados. O fato foi levado ao conhecimento da Corregedoria do Ministério Público Estadual, através de petição do advogado coordenador do movimento, José Arimatéia Dantas.

Campanhas como essa e outras como a que segue abaixo, devem ser instauradas pela sociedade civil, porquanto a corrupção “não pode ser uma tarefa relegada a pregadores”, mas efetivamente combatida. A revista VEJA noticia que na India há um site – ipaidabribe.com – no qual todo cidadão pode relatar anonimamente situações nas quais foi obrigado a pagar propina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário