Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de março de 2015

AMAB: 50 ANOS

A Associação dos Magistrados da Bahia – AMAB – comemora hoje, 9/3/2015, 50 anos; fundada em 24 de fevereiro de 1965, destina-se a promover a defesa do direito dos desembargadores e juízes da Bahia, além de cuidar da implementação de melhor estrutura de trabalho.

O primeiro presidente da entidade foi o desembargador Wilton de Oliveira e Souza, que assumiu a função provisória com o encargo de elaborar o estatuto; acumulou, em 1965, com o encargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Posteriormente, foi eleito primeiro presidente da entidade. O Tribunal de Justiça era presidido pelo desembargador Renato Rellenberg da Cruz Mesquita, que facilitou e trabalhou pelo criação da AMAB.

A juíza Marielza Brandão Franco, assumiu o cargo de presidente da entidade, em fevereiro de 2014, sucedendo à juíza Nartir Weber, que fez ótima administração. A atual presidente tem demonstrado muito equilíbrio na defesa do perfeito funcionamento da Justiça na Bahia. Apesar de ser amiga e admiradora do atual presidente, des. Eserval Rocha, questionou muitas de suas decisões, a exemplo da criação da Câmara do Oeste, quando se sabe que no primeiro grau é que residem as dificuldades. Alega que tramitam na Bahia mais de 3 milhões de processos, dos quais apenas 44 mil no 2º grau, daí porque a impertinência na criação do 2º grau no interior. Para sustentar seu posicionamento, afirma que há uma defasagem de 10 mil servidores nos cartórios.

Nas comemorações do cinquentenário, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski proferirá a palestra sobre o Poder Judiciário. Estarão presentes na solenidade, que se realizará na Associação Comercial, às 17.00 horas de hoje, o governador do Estado, o prefeito de Salvador, o presidente do Tribunal de Justiça, o procurador-geral, o presidente da AMB, além de outras autoridades, juízes, desembargadores, advogados, promotores, defensores públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário