Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

VISITA A DUBAI COURTS

Dubai Courts, mesmo sem agendamento antecipado, recebeu-me com especial atenção. Não contei com a Embaixada Brasileira em Abu Dhabi, capital dos Emirados, nem para responder a dois e-mails, nos quais pedia para facilitar a ida à Corte local, remetidos 15 dias antes da viagem, nem quando, já em Dubai, solicitei auxílio. A resposta foi evasiva, pois o interlocutor, depois de consultas na Embaixada, pedia novo e-mail e, em sequência, dizia não ter aproximação com a Corte. Não me surpreendi, porque já ouvi relatos sobre o tratamento dispensado aos brasileiros pela Embaixada.

Ainda assim, não desisti de conhecer o sistema judicial de Dubai e desloquei-me para Oud Metha; na sexta, dia 20/2, no final do expediente, por volta das 13.00 horas, depois de autorização formal, levaram-me ao Sultan Ahmad, com quem manifestei interesse de conhecer o sistema judicial; foi agendado o encontro com o Dr. Yousuf Ali Hmaid Alsuwaidi, Senior Consultant, para domingo, dia 22/02, primeiro dia da semana em Dubai, já que a sexta e sábado correspondem ao nosso sábado e domingo. Na data fui recebido pela Noora Hamdan Alghafry, Senior Public Service Coo.

Com Dr. Yousuf dialogamos por mais de duas horas e informei-me sobre variados aspectos do Judiciário do país. Em trabalho posterior, escreverei sobre o que aprendi e ouvi acerca da Justiça de Dubai. Após o diálogo, Noora ciceroneou-me aos “chambres” do Tribunal, onde só se permite fotos depois das sessões. Visitei algumas salas e nenhuma delas tem a sofisticação dos tribunais brasileiros. As “Appeals Courts” dispõem de pequenos salões que comportam em torno de 50 pessoas, sentadas em bancos.

Seguem fotos da excelente acolhida que tive em Dubai Courts. Posteriormente, tratarei sobre o Sistema Judicial dos Emirados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário