Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

CARTÓRIO DO FUTURO

O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou no dia 17/11 a primeira Unidade de Processamento Judicial (UPJ) do Brasil, denominada de “Cartório do Futuro”. O ato insere-se na política do CNJ de valorizar a primeira instância do Judiciário. 

A UPJ atenderá as 41ª, 42ª, 43ª, 44ª e 45ª varas cíveis centrais de São Paulo, todas reunidas em um só ambiente e localizadas no 14º andar do fórum João Mendes Júnior. Há uma sala para cada um dos dez juízes, mais uma para a equipe do gabinete, composta de quatro servidores e as salas de audiências reduzidas a apenas quatro. O novo sistema unifica os cartórios, adota divisão de tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e físicos. A unidade inicia suas atividades com 18 mil processos, sendo 5 mil físicos e 13 mil já digitalizados e estará dividida em quatro seções: Processamento, Movimentação, Atendimento ao Público e Administrativa. 

Ao ato estiveram presentes o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Enrique Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, des. José Renato Nalini, corregedor-geral de Justiça, des. Hamilton Elliot Akel, além de outras autoridades. 

O corregedor-geral, no ato inaugural, disse: “Atualmente o segundo grau está bem estruturado, tendo cada desembargador seu gabinete, com boa equipe, que lhe permite realizar o trabalho diário em ambiente adequado e ter boa produção. O primeiro grau, no entanto, ainda adota uma antiquada e superada estrutura de trabalho. Com o novo modelo, o juiz também terá em seu gabinete uma equipe para realização de estudos, de pesquisas e de minutas, que permitirão a ele realizar com mais dedicação, rapidez e eficiência sua tarefa de decidir”. 

O presidente do STF falou sobre o grande número de processos no Brasil e assegurou a necessidade do “uso de meios alternativos de solução de conflitos, também bastante difundidos em São Paulo; e a valorização da primeira instância”. Frisou que o Tribunal de São Paulo é o maior do mundo e haverá de ser também o melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário