Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

JUAZEIRO: 6 JUIZES, 6 DEFENSORES E 12 PROMOTORES

Juazeiro, a comarca que tem 12 (doze)promotores, 6 (seis) defensores e apenas 6 (seis) juízes, por determinação do CNJ, modificará o registro e distribuição de processos criminais, acabando com a especialização às duas varas, medida imposta pelo Tribunal.  

A Defensoria Pública da comarca ingressou no CNJ com Pedido de Providência contra o Tribunal de Justiça, porque sem ato normativo algum, especializou as duas varas criminais, de forma que uma, a 2ª, recebe processos de crimes de tráfico de drogas e de violência doméstica e familiar contra mulher e vulneráveis, enquanto a outra, a 1ª, aceita processos relativos à infância e demais delitos, sem previsão legal nenhuma para promover essa especialização e ferindo o juiz natural.

O Conselheiro que aceitou as ponderações da Defensoria Pública diz que “de fato, não há ato normativo que discipline divisão de matérias entre as duas Varas Criminais de Juazeiro”.


A comarca de Juazeiro deveria ter, no ano de 2007, 15 (quinze) juizes de Direito, 91 servidores, nos 7 (sete) cartórios judiciais, conforme dispõe a Lei de Organização Judiciária; funciona com apenas 6 (seis) juizes e 58 servidores; nem se fala no crescimento da população no periodo 2007/2014 para avaliar a defasagem no Judiciário naquela unidade. No ano de 2010, Juazeiro tinha pouco mais de 197 mil habitantes, mas de nada influiu para induzir o Judiciário a melhorar seu sistema de prestação de serviço, pois continua como se tivesse a mesma população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário