Pesquisar este blog

sábado, 26 de julho de 2014

PITORESCO NO JUDICIÁRIO (VII)


CERTIDÃO NA CASA DA AMANTE
De uma petição inicial: "Caso o devedor não seja encontrado em sua residência, a citação pode ser feita em casa de sua amante (Rua ..... – impublicável) onde ele costuma almoçar e passar a céstea, sempre às sextas-feiras".

CITAÇÃO DO HOMÔNIMO
De um despacho judicial: "Sabendo-se que, na comarca, existem duas pessoas com o mesmo nome, cite-se também o homônimo para dizer de seu interesse no feito".

PENHORA
Certidão lançada por um oficial de Justiça, em Passo Fundo, após efetuar uma penhora: "penhorei uma mesa de comer velha de quatro pés"...

CERTIDÃO
Informação de oficial de Justiça, não tendo encontrado o réu: "O mutuário foi para São Paulo melhorar de vida. Quando voltar, vai liquidar com o Banco".

PERITO-AVALIADOR
Início de relatório de perito-avaliador: "Chegando na fazenda do sr. Pedro Jacaré e em não encontrando o réptil"...

ESTUDANTE DE DIREITO
"Edital é uma forma de fazer uma pessoa saber o que ela não sabe, só que muitas vezes, porque não lê o jornal, ela não vai mesmo ficar sabendo". (Resposta em uma prova de Processo Civil, em Faculdade de Direito da Grande Porto Alegre).

EXPLICAÇÃO
"O réu jamais furtou-se ao recebimento da citação. Ocorre que reside em um local onde tem várias casas com o mesmo número, uma espécie de apartamento deitado". (De uma contestação, em processo na comarca de Pelotas, com o réu tentando explicar que não se escondera do oficial de Justiça).

O PORTUGUÊS
De uma petição à 1ª Vara de Família e Sucessões, de Porto Alegre: "O direito está, assim, amparado conforme documentos ora encostados".

DESCANSO NA SEXTA FEIRA
Fecho de uma petição judicial: "Assim requeiro ao nobre juiz que explicite, afinal, em que horário V. Excia. atende no foro, às sextas-feiras - já que, pelo que sei, o descanso de fim-de-semana é só no sábado e domingo e nada mais".

ANEXOS SEPARADOS
De um termo de encerramento de laudo judicial, em processo que tramitou perante Vara Cível do foro João Mendes - SP : "Os anexos seguem em separado".


Salvador, julho/2014.

Antonio Pessoa Cardoso.

PessoaCardosoAdvogados

Nenhum comentário:

Postar um comentário