Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de julho de 2014

MORRE JOÃO UBALDO

O escritor baiano, dono da cadeira n. 34 da Academia Brasileira de Letra, João Ubaldo Ribeiro, morreu, em seu apartamento, na zona sul do Rio, nessa sexta feira, 18/7, vítima de embolia pulmonar. O cronista com 73 anos foi eleito para a Academia em 1993 e é autor de muitos livros, entre os quais “Viva o Povo Brasileiro”, “Sargento Getúlio”, “O Sorriso do Lagarto”, publicados no Brasil e no exterior, além de colunista em jornais do Brasil, inclusive na Bahia.

Nasceu em Itaparica, onde sempre aparecia para festejar seu aniversário, criou personagens de Itaparica para robustecer suas crônicas sobre o costume do brasileiro. Em 2008 conquistou um prêmio oferecido pelos governos do Brasil e de Portugal aos autores que contribuem para enriquecer a língua portuguesa. Em 1984, foi premiado com o livro “Viva o Povo Brasileiro”, na categoria “Melhor Romance”.

O escritor diplomou-se em Direito, no ano de 1962, mas nunca exerceu a profissão, porque preferiu o jornalismo, a crônica. Seu último trabalho, publicado no jornal A Tarde , no domingo, dia 13/7, com o título de “Maus Perdedores”, descreve a amizade que teve com seu professor, dr. Willian Bruce Storm, nos Estados Unidos, e os ensinamentos que lhe foram passados sobre “cachimbólogo”, futebol americano; prossegue para tecer comentários sobre a Copa, invocando seus personagens de Itaparica “Zecacomunista”, “Toinho Sabacu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário