Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de julho de 2014

FAXINEIRA SEM VÍNCULO

O Tribunal Superior do Trabalho acatou recurso para modificar decisão do Tribunal Regional, 1ª Região (RJ), não reconhecendo vínculo empregatício de uma faxineira que prestou serviços por quase 20 (vinte) anos para uma mesma família. Os ministros entenderam que não houve comprovação da continuidade, necessária para caracterizar o vínculo empregatício.

A faxineira disse que trabalhou para a família de um porteiro de um condomínio em Niterói, entre os anos de 1990 a 2009; trabalhava duas vezes por semana e reclamava o pagamento de 1,5 salário mínimo, além de 13º, férias e outras verbas.

Por sua vez, o porteiro alegou que não tinha recursos para pagar uma empregada doméstica, daí o motivo pelo qual contratou a faxineira. Disse que a autora ia em sua casa apenas duas vezes por mês.


A juíza reconheceu o vínculo e o TRT manteve a decisão, reformada pelo TST em recurso de revista. A relatora diz que as atividades desenvolvidas em alguns dias da semana, com liberdade de horário, indicam a caracterização de trabalhador autônomo. Prossegue: ”Diante do quadro apresentado pelo Regional, não se verifica a presença dos elementos identificadores do vínculo empregatício, a autorizar o seu reconhecimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário