Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de julho de 2014

ARIANO SUASSUNA MORRE

O escritor e dramaturgo, Ariano Suassuna, internado desde a noite de segunda feira, no hospital Português, em Recife, morreu nesta quarta feira, aos 87 anos de idade. Logo que chegou ao hospital foi submetido a uma cirurgia de emergência para colocação de 2 (dois) drenos a fim de controlar a pressão intracraniana, causada por um AVC hemorrágico.

Suassuna era escritor, poeta e autor de várias obras, tais como “Auto da Compadecida”, 1955, transformado em peça teatral, e ganhador do prêmio, medalha de ouro da Associação Brasileira de Críticos Teatrais. Sua primeira obra “Uma Mulher Vestida de Sol”, foi escrita em 1947; “O Rico Avarento”, 1954, “O Santo e a Porca”, 1958, “O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna”, 1959 e outras. Ocupava a cadeira n. 32 da Academia Brasileira de Letras, desde o ano de 1990, sucedendo a Genolino Amado.

Formou-se em 1950, pela Faculdade de Direito e recebeu o Prêmio Martins Pena pela obra Auto de João da Cruz. Dedicou-se a advocacia entre os anos de 1952 a 1956.


Ocupou o cargo de secretario estadual de Cultura, no governo Miguel Arraes e no de Eduardo Campos. Esteve presente no lançamento da candidatura do candidato do PSD à Presidência da República.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário